Ontem fomos ver a Elisa novamente, fizemos o Ultrassom morfológico que é um exame detalhado do Bebê, buscando identificar uma série de malformações, como exemplo:
Mielomeningocele --> Defeito de fechamento da coluna
Anencefalia --> Ausência de formação do topo da calota craniana e parte do cérebro
Hidrocefalia --> Excesso de água no cérebro
Cardiopatias Congênitas maiores --> Defeitos de formação do coração
Hérnia diafragmática --> Defeito do músculo que separa o abdome do tórax
Onfalocele/gastrosquise --> Defeito de fechamento da parede abdominal
Malformações Renais --> Ausência ou malformação dos rins
Anormalidades dos membros --> Ossos faltando ou encurtados
Esse exame deve ser realizado de preferência entre 20 e 24 semanas de gestação. Todos os órgãos do feto são bem visualizados e feita uma análise detalhada de sua estrutura, é um pouco demorado devido a complexidade e dependendo também da posição do Bebê.
A Elisa está com 22 semanas, agora imaginem a dificuldade e a demora que foi, já que ela não fica quieta, eita menina arteira, nunca vi igual.
Enfim, está tudo 100% certo com ela, todos os orgãos estão lá, bem formados, em seu tamanho normal, quer dizer... Ela só é bem grandona, está com 28 cm, a médica disse que isso só prova que é filha do pai dela mesmo, ainda bem né...?
Achei super interessante o exame, acompanhei cada passo, cada medida, é muito interessante ver o coração, cada átrio, cada ventrículo, com suas válvulas funcionando perfeitamente, foi a parte que achei mais nítida e interessante do exame, também, gostei de ver os pés e as mãos, teve um momento que ela estava com as mãos cruzadas uma sobre a outra e sobre o rosto, muito linda... Também vemos nitidamente a coluna vertebral, o estômago e os ossos, principalmente o fêmur que é maior, claro que a médica viu um monte de outras coisas e até fez força pra que eu identificasse, mas tem coisas que só ela mesma que viu...
A Taiz está cada dia mais linda com aquela barriguinha, os enjoos passaram, mas ainda acontecem dependendo do que ela come, mas dizem que isso é normal mesmo. A Elisa a cada dia é mais perceptível na barriga, quando falo com ela ou fico tocando a barriga ela logo começa a empurrar e sempre do mesmo lado, ela gosta de ficar do lado direito da barriga, mas nada de chutes ou grandes manifestações ainda.
Estou me preparando pra pintura e decoração do quarto, eu mesmo vou fazer com ajuda da mamãe é claro, tenho tido pouco tempo nesses dias pra me dedicar, pois to trabalhando demais, até pra escrever aqui com frequência ta dificil, em todo caso, estarei de férias em Dezembro, então vou fazer tudo aos poucos por enquanto e nas férias dou aquela corrida no que ainda faltar.